Uma visita à Bauma 2019 Munique – Melhores momentos!

0

A Bauma é considerada um dos maiores eventos no Calendário Mascus, uma vez que reconhecemos a importância de participar em cada edição e “sentir” a indústria em primeira mão. Estivemos presentes em 2013 e 2016 e novamente de 8 a 14 Abril 2019, desta vez com um Stand conjunto da Ritchie Bros., IronPlanet e Mascus .

Ritchie Bros., IronPlanet e Mascus stand na Bauma 2019

Ana Maria Jurca, especialista em comunicação do Mascus, esteve presente para registar os melhores momentos do evento. Depois de participar na edição deste ano, ela compilou um rápido resumo desta imponente feira vista através dos olhos de um visitante, na sua primeira Bauma .

2019 Edição recorde

Participar na maior exposição de maquinaria para a construção e mineração do mundo pela primeira vez pode ser uma experiência de humildade e avassaladora ao mesmo tempo. Ainda mais quando se visita a edição recorde da maior Bauma já realizada:

  • mais de 620.000 visitantes de mais de 200 países (40.000 mais do que na edição anterior de 2016)
  • 3.700 expositores de 63 países cobrindo 614.000m2 de espaço (aumentado em 9.000m2 desde 2016)
  • 18 halls, dois novos adicionados para a edição deste ano

Presença e conquistas Mascus

Nesta edição, o Mascus trouxe uma equipa de 18 pessoas de 10 países, revezando-se no stand, cumprimentando os visitantes e encontrando-se frente a frente com os nossos clientes e potenciais clientes. E foi a melhor ocasião para ver os representantes da Ritchie Bros., da Iron Planet e do Mascus a trabalharem em conjunto como uma equipa bem unida e a informarem sobre as soluções combinadas de vendas de equipamentos usados e os canais de vendas.

Estar presente na Bauma não é apenas o catalisador para negócios de sucesso, mas também novos contactos, realização de reuniões produtivas com os clientes e descobrir quais são suas necessidades actuais e ajustar a proposta de serviços adequadamente.

Durante esta edição, contabilizamos dois grandes sucessos de negócios: assinamos oficialmente um contrato com a Komatsu Europe para um projeto personalizado RB Asset Solutions e entregamos a Aplicação de inspecção de equipamentos à empresa Case Construction.

 Mascus na BAUMA 2019, Komatsu stand
BAUMA 2019, Komatsu stand.
Da esquerda para a direita, Giovanni GUIDI (Representante de Área de Equipamentos usados na Komatsu Europe), Christian SONNEVILE (Gestor contas estratégicas na Europa na Ritchie Bros.), Rickard KRØTØ (COO no Mascus), Mas MORISHITA (CEO na Komatsu Europe), Karl WERNER (Presidente Internacional na Ritchie Bros.), Dirk STUKKENS (Director Geral Remarketing na Komatsu Europe), Jeroen RIJK (Director Geral EMEA, Latin America na Ritchie Bros.).

A Bauma é sobretudo sobre a introdução de novos produtos interessantes e encontrar compradores para eles, no entanto as OEMs estão a ficar cada vez mais organizadas no departamento de equipamentos usados e alocar mais recursos para ajudar as suas redes de revendedores a re-comercializar e vender o stock de equipamentos usados mais rapidamente. E é aí que a Ritchie Bros e o Mascus podem intervir e facilitar o processo.

Mascus na BAUMA 2019, Case Construction stand

BAUMA 2019, Case Construction stand.
Da esquerda para a direita,  Luca PERLATI, Country Manager da Mascus Italy, Jean-Philippe SOUSSAN (Dealer Development Manager na Case Construction), Rickard KRØTØ (COO no Mascus).

Quem são os expositores?

De longe, o maior setor representado na Bauma eram máquinas de construção e acessórios; a área alocada para esse setor também precisava ser ampliada de quatro para cinco salas e uma nova área externa. O setor de máquinas de construção também é o mais interessante para se visitar, com marcas de renome mostrando as suas máquinas pesadas mais impressionantes e novas. Além disso, o setor de componentes ocupou 5 salas, e o setor de cofragens e andaimes também foi impressionante de se visitar. Escusado será dizer que visitar a Bauma significa que pode facilmente acabar por andar 10 km por dia, então convém que leve os seus sapatos mais confortáveis.

Gruas na Bauma 2019 vistas da Torre Selfie
Gruas na Bauma 2019 vistas da Torre Selfie

Expositores mais imponentes e maiores equipamentos

Os maiores fabricantes de equipamentos de construção e mineração estão presentes na Bauma. E o espaço que eles reservam na Bauma também é um indicativo de suas principais posições no setor. A Liebherr ocupou a maior área de exposição com 14.401 m2, seguida pelo Wirtgen Group, com 12.960 m2, e a Caterpillar, com 11.237 m2. Naturalmente, não é tarefa fácil construir stands tão grandes. Na verdade, a Liebherr demorou 160 dias para concluir a construção do stand de três andares. Eles também trouxeram 1.500 funcionários para a exposição.

Panorâmica geral do Hall da Caterpillar na Bauma
Panorâmica geral do Hall da Caterpillar na Bauma



Cada expositor apresenta seus melhores e mais recentes produtos, que recebem todo o entusiasmo e a atenção dos visitantes.

Este ano, os gigantes a não perder foram:

  • Liebherr LR1800 grua todo-o-terreno (1,070t)
  • Komatsu PC4000-11 escavadora hidráulica (400t)
  • Ammann ABP240 unidade misturadora asfalto (39m altura)
  • Caterpillar 777G camião rígido (off-highway truck) (165t)
  • Wirtgen Group unidade misturadora asfalto (320t/h capacity)
  • Volvo R100E camião dumper rígido (100t capacidade carga)
Komatsu PC4000-11 escavadora hidráulica (400t)
Komatsu PC4000-11 escavadora hidráulica (400t)

Inovações e lançamentos de produtos

O foco da Bauma deste ano foi em soluções sustentáveis e digitais, já que a digitalização se torna uma força motriz na indústria de máquinas de construção. Os expositores estavam ansiosos para partilhar os seus mais recentes avanços em sustentabilidade, motores elétricos e híbridos e tecnologias ambientalmente amigáveis.

A Caterpillar revelou o seu dozer D6 com uma escolha de acionamento elétrico ou trem de força totalmente automático e eficiência de combustível até 35% melhor, e o carregador de rodas compacto o Cat 906, um modelo conceptual que apresenta um trem de acionamento totalmente elétrico alimentado por uma bateria de íon de lítio .

A Volvo Construction Equipment lançou a escavadora compacta elétrica ECR25 e o carregador de rodas L25, como parte de sua nova linha de máquinas compactas elétricas com zero emissões de escape, níveis de ruído significativamente menores e custos de energia reduzidos.

O fabricante CASE também lançou a sua mais recente inovação: um carregador de rodas movida a metano, conhecida como projeto TETRA, com o objetivo de destacar a importância de combustíveis alternativos e demonstrar sua viabilidade no ambiente de construção.

Mascus na Bauma 2019. Project TETRA da Case Construction
Project TETRA da Case Construction

Com o slogan “Electrifying!”, uma das principais atracções do stand da Wacker Neuson foi a família de produtos de zero emissões. O DW15e Dumper de rodas eléctrico foi um dos novos produtos lançados no seu portfólio de zero emissões.

É um sinal encorajador que os grandes fabricantes de equipamentos estão a reconhecer a necessidade de reduzir as emissões, especialmente nas áreas urbanas, e estão a lidar com isso lançando produtos seguros para o meio ambiente, mas também produtivos e económicos.

Mascus at Bauma 2019. Liebherr produto zero emissões
Liebherr produto zero emissões

Atmosfera geral na Bauma

Num rápido olhar, muitas coisas estão acontecer na Bauma em poucos metros quadrados: reuniões de negócios acontecer em áreas ligeiramente isoladas, conversas amigáveis entre diferentes representantes de empresas partilhando ideias e experiências, famílias a divertir-se com os seus filhos e até mesmo Jardins de infância e grupos escolares a visitar a feira.

Este não é apenas o lugar onde os principais agentes da indústria se encontram e fazem negócios, mas também o palco em que os produtos mais impressionantes da inteligência humana e da criação no setor da construção são exibidos para que todos possam admirar.

Mascus at Bauma 2019. Visitantes da Bauma assistir ao show da Volvo CE
Visitantes da Bauma assistir ao show da Volvo CE

Coisas divertidas para fazer na Bauma

Quer seja um pessoa da indústria ou apenas um visitante por diversão, assistir aos shows de demonstração das melhores máquinas pesadas é a melhor parte de Bauma, na nossa opinião. A Volvo e a Hitachi entreteram as multidões com verdadeiros espetáculos várias vezes ao dia desfilando as suas maiores e mais versáteis máquinas e demonstrando as suas habilidades por meio de exemplos nem sempre práticos, como recriar uma tourada, mas com máquinas pesadas como protagonistas.

Mascus at Bauma 2019. Multidões reunidas na Bauma para assistirem ao Volvo show
Multidões reunidas na Bauma para assistirem ao Volvo show

Se já se imaginou como um motorista de pesados ou a levar uma escavadora para dar uma volta, na Bauma pode aproximar-se do seu sonho ao subir em todas as cabines possíveis e experimentando a sensação de estar dentro do cockpit de uma máquina muito grande.

Pela primeira vez, uma torre de selfie foi erguida na área exterior. Para continuar com o tema da construção, este foi construído a partir de 24 contentores ofereceu aos visitantes uma visão de 360° sobre a Bauma a partir de uma plataforma de observação de 54 m² a uma altura de 22m.

Outra experiência emocionante foi subir numa plataforma Liebherr e ver a sua exibição espetacular de mais de 60 máquinas vistas de cima.

Testemunhar as várias performances dos espectáculos como esta edição da Performance de Palco da Caterpillar de dança moderna, visuais incríveis de mensagens de marca, foi também um momento de entretenimento.

Os visitantes também foram brindados por um passeio na roda-gigante que se elevava entre as 179 equipamentos do grupo Wacker Neuson, o maior número de equipamentos trazidas à Bauma por um fabricante.

Finalmente, se estiver com vontade de fazer compras, mas tiver um orçamento limitado à sua disposição e não puder pagar por uma escavadora, poderá invadir as lojas de mercadorias de marca desses fabricantes e levar as suas roupas de fãs e modelos de carros como lembrança.

Organização requintada

Tudo isso parece um trabalho gigantesco para organizar. Mas tudo foi tão bem preparado e cada detalhe tão bem pensado, para que os visitantes possam desfrutar de uma experiência perfeita e descontraída na BAUMA. A começar por todas as informações necessárias cobertas pela sua APP móvel, para orientá-lo e ajudá-lo a planear a sua visita antes mesmo de chegar lá, continuando com sua divertida equipe de social media presente em todos os destaques do evento e no final um equipa dedicada e paciente de funcionários do metro de Munique a orientar com segurança a multidão a entrar e a sair e a coordenar o transporte da maneira mais eficaz.

Então, certifique-se que reserva o seu bilhete para a próxima Bauma em 2022. Nós estaremos lá, com certeza!

Mascus a visitar a Bauma 2019
Compartilhar nas redes sociais:
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Campos inválidos