Used Volvo buses selling on Mascus

Venda de autocarros usados no mercado internacional via Mascus – Volvo Buses Noruega história de sucesso

0

Volvo Buses tem sido líder de mercado nas vendas de autocarros na Noruega, com exceção de um breve hiato de alguns anos, desde 1960. A sua organização é constituída por 10 funcionários que operam na sede, além de concessionários locais em todo o país. O departamento de equipamentos usados é gerido por uma equipa de dois responsáveis pela venda da frota de autocarros usados alojada nas suas instalações perto do aeroporto de Gardermoen.

As vendas de novos autocarros variam de ano para ano, com 601 autocarros vendidos em 2019 apenas na Noruega. A Volvo Buses espera revender cerca de 120 autocarros usados em 2020. O principal foco do seu negócio sempre foi a venda de veículos novos, enquanto o número relativamente reduzido de autocarros usados era gerido pelos seus concessionários locais.

O crescente comércio de novos autocarros traz desafios na gestão do stock usado

Como o grande número de novos autocarros vendidos na Noruega tornou-se algo habitual nos últimos anos, também forçou a empresa a considerar alternativas para revender os seus autocarros usados.

“Enquanto vender poucos ou mesmo um autocarro por cliente era a norma no passado, nos últimos tempos, normalmente vemos menos compras para um maior número de autocarros de cada vez. E com estas grandes compras de autocarros novos, é muito comum hoje em dia incluir um acordo de retoma. Por isso, a nossa frota de autocarros usados está a aumentar e requer mais esforço e foco do nosso lado para gerir e revender. Ocasionalmente recebemos autocarros usados de trocas regulares, mas a maioria dos autocarros usados chegam-nos através de acordos de retoma”, diz Magnus Gulliksen, Responsável de Vendas da Volvo Buses Noruega.

“A decisão de assinar um acordo e abrir uma Conta Mascus no outono de 2018, surgiu como o passo natural seguinte na nossa estratégia de remarketing, devido ao aumento dos autocarros usados e à necessidade de vender e lidar com volumes maiores ao mesmo tempo. Além disso, a Volvo Buses Noruega também queria alcançar um público local maior e especialmente internacional”, disse o responsável.

Volvo Bus Norway used buses
A equipa de veículos usados da Volvo Buses Noruega: (Da esquerda para a direita) Magnus Gulliksen e Johnny Gravseth

‘Anúncios de alta qualidade com fotos e vídeos, maiores chances de vender os nossos autocarros usados’

A equipa de autocarros usados da Volvo Buses Noruega está empenhada em apresentar apenas anúncios de alta qualidade no Mascus: os detalhes da máquina devem ser claros e informativos. Também reconhecem a importância de grandes fotos, vídeos e utilizar efeitos de vídeo, na promoção dos seus autocarros usados.

“Felizmente, o portal Mascus torna mais fácil para nós, como vendedores, aumentar a qualidade dos anúncios, tendo um sistema de colocação de anúncios bem pensado e detalhado que cuide da descrição técnica e da apresentação de forma profissional. Já aconteceu mais que uma vez – anúncios de alta qualidade convertem-se mais rapidamente em vendas’, salientou Gulliksen.

Um dos grandes benefícios da publicidade no Mascus tem sido a expansão da sua rede de clientes fora da Noruega e o acesso a mercados que não tinham operado anteriormente.

Só para citar algumas das vendas internacionais bem-sucedidas como resultado da publicidade no Mascus: 8 autocarros, que anteriormente funcionavam como autocarros urbanos em Lillehammer, receberam uma nova vida pelo Mar Negro, 10 autocarros híbridos de Trondheim foram vendidos para a Estónia, e um autocarro combi muito especial (uma mistura de autocarros) foi vendido a um entusiasta do automobilismo na Holanda.

Ao longo dos anos, o portal Mascus tem tido uma estreita colaboração com a Volvo, especialmente no setor dos camiões e da construção, onde têm sido nossos clientes de mais de 15 anos.

“Tivemos conversas com a Volvo Buses Noruega de vez em quando, mas, como diz o seu representante Magnus Gulliksen, a necessidade de serviços mascus só se tornou evidente nos últimos anos, devido ao aumento dos volumes de autocarros usados. A Volvo Buses é um cliente importante para nós, especialmente pelo conhecimento e experiência que têm no comércio de autocarros, que têm todo o gosto em partilhar connosco, afirmou Erik Rusten, Sales Manager do Mascus Noruega.

Volvo tem sido uma ajuda inestimável

O know-how que fornecem ajuda-nos a construir serviços melhores e mais eficientes em troca. Tanto para os nossos anunciantes através da nossa plataforma de anúncios, mas também para os nossos serviços especiais, como o nosso Indicador de Preços, Calculadora financeira e Curvas de Avaliação de Ativos (cálculos de valor residual para a indústria financeira).

‘A Volvo tem sido uma ajuda inestimável na compreensão do mercado complexo dos autocarros usados e ainda mais para autocarros movidos a bateria. Conhecimento de que precisamos para entregar as melhores análises de qualidade aos nossos clientes no sector bancário e financeiro», Diz Johan Lustig, gerente de produto mascus valuation Services.

“A colaboração é uma situação em que todos ganham. Mascus ganha conhecimento do mercado de autocarros e a Volvo, em troca, podem beneficiar da utilização dos Serviços para empresas Mascus nas suas vendas de autocarros usados no mercado local e internacional», conclui Erik Rusten, Sales Manager da Mascus Noruega.

Oferta e procura de autocarros usados durante os tempos de pandemía

Este ano, o foco mudou mais nos autocarros usados, principalmente devido à pandemia do covid-19 que afeta a produção de novos equipamentos e os compradores que olham para investimentos menores. Além disso, há muitos clientes que são obrigados a reduzir a sua frota de autocarros para se alinharem com a sua atividade reduzida. Isto resulta numa oferta muito maior de autocarros usados do que a procura, o que dificulta a obtenção de preços justos nos autocarros usados.

“Temos experimentado ofertas muito baixas vindas de compradores estrangeiros, e às vezes somos forçados a aceitar estas ofertas, o que significa realmente bons negócios para os compradores. No final, o seu valor diminui a cada dia que estão estacionados; depreciação e armazenagem são caros, e ao vendê-los mais barato do que inicialmente queríamos, evitamos possíveis perdas.

Recebemos muitas perguntas sobre os nossos autocarros usados para venda, mas muitos compradores ainda não estão prontos para comprar. É o resultado dos tempos difíceis em que nos encontramos. Em suma, estamos satisfeitos por vermos alguma atividade e interesse em torno dos nossos autocarros usados em vez de nenhum durante estes tempos. No entanto, estamos confiantes de que os negócios vão lentamente recuperar”, conclui Magnus Gulliksen na Volvo Buses Noruega.

Volvo Buses Norway atualmente está a vender autocarros, autocarros urbanos e escolares no Mascus, desde 123.000 euros para autocarros fabricados em 2017 e apenas 4.900 euros para autocarros escolares mais antigos fabricados em 2005.

Compartilhar nas redes sociais:
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Campos inválidos