Guia completo sobre empilhadores usados.

0

Os empilhadores usados são uma excelente alternativa para as empresas porque oferecem a mesma eficiência dos equipamentos novos a um custo mais baixo. Neste guia exploramos os principais pontos a considerar ao adquirir estes equipamentos essenciais na movimentação e elevação de cargas em diversos setores industriais.

O que são os empilhadores?

Há diversas classes e categorias de empilhadores na secção de equipamentos de movimentação de cargas, mas neste guia centramo-nos nos mais comuns empilhadores de garfos, também conhecidos por monta-cargas, máquinas com mais de um século de história.

Estes equipamentos motorizados de vários tipos (ver adiante) servem para a movimentação e elevação de cargas e são constituídos, entre outros componentes, por um chassis com três ou quatro rodas, um contrapeso na parte traseira, um mastro que permite a elevação da carga e um porta garfos ou forquilhas, o dispositivo frontal que “apanha” e carrega as cargas.

Consoante o modelo, os empilhadores podem elevar mercadorias – habitualmente acondicionadas em paletes – entre 1 tonelada e perto de 20, até alturas de elevação que podem chegar aos 14 metros.

Quem pode manobrar empilhadores?

A condução deste e de outros tipos de empilhadores comporta riscos específicos e requer formação específica, nomeadamente formação de condutor manobrador que pode ser promovida pelas próprias empresas, por uma entidade formadora certificada ou por um estabelecimento de ensino reconhecido.

Segundo a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), esta formação em “movimentação e operação de empilhadores” deve ser ministrada por um formador habilitado e dará lugar à emissão de um certificado de formação profissional.

Características de segurança que deve assegurar

Dado o tipo de tarefa que desempenham, os empilhadores devem estar equipados com vários mecanismos de segurança de modo a evitar acidentes de trabalho:

  • Sinalização luminosa (pirilampo) e sonora de marcha atrás;
  • Cinto de segurança no assento;
  • Botão de paragem de emergência;
  • Freio de imobilização (travão de mão);
  • Sensor de peso no assento que impeça a ignição do motor sem a presença do operador;
  • Dispositivo de encravamento por chave;
  • Estruturas FOPS e ROPS (proteção do operador contra queda de objetos e contra capotamento);
  • Placas identificadoras do fabricante, do diagrama de cargas e de outros dados técnicos do equipamento como a pressão hidráulica ou a pressão de ar nos pneus).

Além destes, a ACT recomenda um conjunto de medidas adicionais de segurança a implementar nos armazéns ou parques logísticos, como delimitação de vias, colocação de lombas de controlo de velocidade e instalação de espelhos de canto nas esquinas das estruturas, por exemplo.

Entre outros conselhos de segurança que podem ser consultados nesta ficha da ACT, os manobradores de empilhadores devem respeitar sempre a carga máxima prevista para cada equipamento e nunca movimentar as cargas com os garfos elevados – estes devem estar colocados a uma altura de 15 cm do solo e apenas serem elevados para a manobra de carga ou descarga.

Vantagens dos empilhadores usados

  • Custo-benefício: são mais baratos do que os novos, o que permite uma redução considerável nos custos de aquisição, mas oferecem o mesmo desempenho.
  • Disponibilidade imediata: ao contrário dos novos, que podem ter longos prazos de entrega, os usados estão geralmente disponíveis para entrega imediata. Esta facilidade reduz o tempo de espera e melhora a produtividade das empresas.
  • Variedade de opções: no mercado de usados é possível encontrar uma vasta gama de modelos e marcas, como Linde, Toyota, Hyster, Still e Yale, pelo que as empresas têm grande variedade na escolha da solução ideal.

Fatores a ter em conta

  • Que tipo de cargas irá movimentar? As principais marcas oferecem dezenas de modelos com características técnicas distintas, incluindo o tipo de motorização, a capacidade de carga e a altura de elevação. Assim, deve ter em conta que tipo de trabalho irá realizar.
  • Em que ambiente irá utilizar o empilhador? O tamanho e a configuração do seu armazém ou parque logístico são também fatores a ter em conta. Os empilhadores elétricos, por exemplo, são ideais para espaços fechados, devido à ausência de emissões de gases poluentes.
  • Quantas horas de trabalho irá realizar? A sua empresa opera em vários turnos ou efetua cargas e descargas durante poucas horas do dia? A autonomia dos empilhadores a diesel ou gás depende apenas do reabastecimento rápido, enquanto os elétricos têm a autonomia limitada pela capacidade da bateria e necessitam de tempos de carga mais longos.

O que considerar ao comprar um empilhador em segunda mão

  • Histórico de manutenção: verifique quem fez a manutenção do empilhador para garantir que ele foi bem cuidado e está em boas condições de funcionamento. Além disso, certifique-se de que as revisões foram feitas regularmente.
  • Horas de uso: assim como nos automóveis, pode medir a vida útil dos empilhadores usados pelas horas de uso. Ou seja, menos horas indicam, geralmente, menos desgaste. Consequentemente, máquinas com menos horas podem oferecer uma vida útil mais longa.
  • Condições dos componentes: verifique os pneus, o mastro, os garfos e o motor, porque componentes desgastados podem indicar a necessidade de reparações futuras. Por isso, é crucial analisar o estado de cada um desses elementos antes da compra.

Diferentes tipos de empilhadores usados

  • A diesel: ideais para trabalhos ao ar livre devido à sua potência e durabilidade. Com isso, são perfeitos para operar em ambientes de construção ou logística externa.
  • Elétricos: ótimos para ambientes internos porque são silenciosos e não emitem gases poluentes pelo que são uma opção mais sustentável.
  • A gás: oferecem uma boa combinação de potência e eficiência. São versáteis para uso tanto interno quanto externo e, por isso, podem ser utilizados em diferentes tipos de operações.

Algumas marcas de empilhadores à venda no mercado de usados

  • Toyota: esta marca nipónica é o maior fabricante mundial de empilhadores e produz uma vasta gama de equipamentos para várias aplicações. Na gama elétrica, a capacidade de carga oscila entre 1 e 1,5 toneladas, com uma altura máxima de elevação a rondar os 6,5 metros. Nas nas motorizações a gás e a diesel há modelos com capacidade de carga entre 1 e 8 toneladas e altura máxima de elevação entre os 6 os 7 metros, consoante o modelo.
  • Linde: a empresa alemã é uma das maiores fabricantes mundiais de empilhadores e oferece atualmente uma gama com 77 séries e até 382 variantes de modelo com mais de 10 mil opções de equipamento. Os empilhadores elétricos Linde, por exemplo, têm capacidades de carga entre os 1000 e os 8000 quilos, enquanto os modelos com motores de combustão (diesel e gás) apresentam capacidades de carga entre 1,4 e 18 toneladas.
  • Manitou: empresa francesa especializada em equipamentos de movimentação de cargas que também oferece várias gamas de empilhadores para os sectores da indústria, construção e agricultura. A marca inventou o primeiro empilhador todo-o-terreno e o atual catálogo inclui empilhadores com motorizações elétricas, a gás e a diesel. As capacidades de carga oscilam entre 1,5 e 10 toneladas e as elevações máximas entre os 3,7 e os 8,23 metros.

Onde comprar e vender empilhadores usados?

No Mascus.pt, o maior portal europeu de maquinaria industrial em segunda mão, encontra uma grande seleção de empilhadores usados de várias marcas nestas três motorizações:

Além disso, se vende empilhadores usados também pode fazer bons negócios connosco. Conheça aqui as cinco razões porque deve vender os seus empilhadores usados no Mascus.

Veja aqui os artigos mais recentes do nosso blog:

Compartilhar nas redes sociais:
FacebookLinkedIn

Os comentários estão fechados.