Covid-19: Dicas e boas práticas para os vendedores de equipamentos pesados usados e camiões

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A atual crise Covid-19 e os seus efeitos indesejados nas nossas vidas e economia fazem com que as pessoas repensem a forma como normalmente conduzem os negócios. Durante este período de desafios inesperados e de abrandamento da atividade, as empresas devem aproveitar este tempo para desenvolver soluções para melhor adaptação à situação atual e ao rescaldo.

Há três fatores que trazem alguma luz e esperança para o futuro próximo do comércio de equipamentos usados:

1. Uma vez que a produção de novos equipamentos e peças estagnou devido ao encerramento temporário de algumas fábricas de produção de equipamentos novos, os compradores recorrerão a equipamentos usados para cobrir as suas necessidades de atividade. Os preços dos equipamentos usados continuam estáveis.

2. O número de compradores que visitam o Mascus e enviam pedidos de compra aos vendedores não diminuiu; pelo contrário, temos visto mais atividades dos compradores durante o primeiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

3. As empresas que conseguirem entrar no comboio online mais cedo do que tarde irão lidar melhor nos próximos meses e a longo prazo. Vemos a tendência de digitalização a acelerar para contrariar os desafios provocados pelo confinamento e pelo distanciamento social.

As empresas de todo o mundo estão a adaptar-se a um modelo online sempre que possível, uma vez que apenas o negócio offline regular já não é suficiente: os restaurantes fechados para negócios regulares estão a receber encomendas online e a entregar comida em casa, as pessoas encomendam bens online, uma vez que já não podem ir à maioria das lojas pessoalmente, e os leilões ao vivo mudaram com sucesso para leilões online, apenas para citar um exemplo da indústria de equipamentos usados.

As medidas imediatas que deve tomar como vendedor de maquinaria pesada e camiões usados

Melhore a qualidade dos seus anúncios e destaque-se da concorrência – Veja os seus equipamentos online e certifique-se de que têm um preço relevante, informações detalhadas sobre o item e a sua condição, bem como fotos descritivas. Isto irá trazer-lhe uma vantagem rápida quando comparadas com outros concessionários, uma vez que os compradores encontram anúncios com preços e fotos mais apelativas. Esta é a medida mais barata e melhor que pode tomar para receber mais pedidos de contacto do Mascus e do seu próprio website.

Atualize o seu stock – Certifique-se de que tem o seu stock online com as últimas informações; aproveite os tempos mais lentos e faça algumas “limpezas de primavera”.

Responda rapidamente aos pedidos dos compradores – É simples, se não reagir rapidamente a um inquérito de compra (pedido de contacto por e-mail, mensagem de texto ou chamada telefónica), os compradores interessados levarão o negócio para outro lado e contactarão outras empresas que vendem produtos semelhantes. Como consumidores, esperamos cada vez mais respostas instantâneas.

Certifique-se de que tem um site que o Google pode encontrar e é “amigo” do seu telemóvel! – Se ainda não tem o seu próprio website ou se o seu website não for amigo do telemóvel, esta pode ser uma das mudanças vitais que deverá fazer primeiro! Esteja presente online e especialmente no telemóvel (50% dos compradores de equipamentos usados e camiões que visitam o Mascus estão a fazê-lo a partir do seu telemóvel, não de um computador).

Redes sociais e email marketing – Não hesite em ser mais ativo do que o habitual nas redes sociais e dar algumas novidades aos seus seguidores, parceiros e clientes. As pessoas estão a passar muito tempo online durante este tempo e você pode obter a sua atenção com conteúdo informativo (vídeos de si mesmo, partilhando algumas boas notícias, enviando um e-mail com as últimas notícias da sua empresa).

Utilização de chamadas de vídeo – Como a restrição de viajar, as chamadas de vídeo podem ser uma ótima alternativa em vez de reuniões presenciais e até permitir que um comprador inspecione remotamente um equipamento. Recentemente, soubemos que um cliente do Mascus vendeu um equipamento a um cliente através de uma chamada de vídeo do Facebook Messenger. Informe os seus clientes de que está disponível para uma chamada de vídeo!

Mascus pode ajudar!

Se quiser saber mais dicas para manter o seu negócio em andamento, contacte o seu representante local da Mascus para mais informações. Estamos aqui para si!

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