Starship and crane reflection in the SpaceX helmet visor

Descubra as Mega Máquinas na montagem dos Foguetões SpaceX

0

As melhores máquinas e equipamentos que constroem maravilhas da engenharia. É certamente o caso dos foguetões da SpaceX e outros veículos espaciais que estão a enviar para órbita.

Já parou para pensar que tipo de maquinaria pesada é necessária para construir e mover peças de foguetões?

O mundo inteiro está a acompanhar com espanto os últimos desenvolvimentos da SpaceX hoje em dia, especialmente o projeto Starship, que promete aterrar os primeiros astronautas na Lua desde o programa Apollo. Mas por trás da construção e movimentação de grandes foguetões está também equipamento para ser destacado. Basta pensar em todas as mega máquinas envolvidas neste processo: gruas incrivelmente altas, enormes reboques, e já para não falar de todos os equipamentos especiais de elevação e acesso que rodeiam segmentos dos foguetões na construção.

Todos os avanços na indústria espacial são suportados por máquinas versáteis que são na sua própria liga impressionantes, embora nem sempre presentes nos holofotes. Estes são para ser encontrados em todos os lugares nas instalações de construção e teste da SpaceX e complexos de lançamento, se olharmos de perto.

Navegámos nas contas das redes sociais da SpaceX e de Elon Musk em busca de imagens destas máquinas gigantes. E aqui estão alguns deles vistos na Base Estelar Texas, a instalação de produção e local de lançamento da Starship, que achamos que vale a pena mencionar.

Levar o foguetão Starship para a plataforma de lançamento Orbital

Esta é uma tarefa digna de apenas alguns das maiores gruas de rastos do mundo, como este LR 11350, uma grua de mais de 1000 toneladas encomendada no início de 2021 e especialmente configurada pela Liebherr para poder erguer o foguetão Starship na plataforma de lançamento.

Depois do foguetão Super Heavy que leva a nave espacial para órbita, é entregue na plataforma de lançamento, a Starship é por sua vez graciosamente levantada no topo do foguetão.

Consegue contar o número de rodas neste reboque modular Fagioli?

O transporte pesado do foguetão super pesado é executado por um pesado Reboque modelar Fagioli capazes de suportar o seu peso.

E quando não está a mover foguetões, o reboque da Fagioli também está a garantir um transporte seguro para a grande grua liebherr, aquela apelidada de “Frankencrane” devido à sua variedade de extensões de braços de outras gruas.

Gruas, elevadores de tesoura, Elevadores de braços, manipuladores telescópicos, e muito mais!

Porque a SpaceX está a construir as suas naves espaciais na vertical, os trabalhadores precisam executar o seu trabalho alto. As gruas resistentes são necessárias para levantar os 17 barris de aço inoxidável (de 9 metros de diâmetro cada) e o cone de nariz que compõem a nave espacial Starship, enquanto as mega plataformas estão a colocar os trabalhadores no lugar, nas altitudes necessárias para soldar estes segmentos juntos.

Como alcançar as estrelas é literalmente um negócio que convida não só astronautas, mas também trabalhadores para altitudes elevadas, não é de admirar que máquinas mais humildes como plataformas e equipamentos de elevação de todas as empresas e modelos (Genie, Manitou, JLG e outros) estejam sempre presentes em movimento na Starbase.

O que vem a seguir?

Como o “Mechazilla”, a torre starship com o objetivo de apanhar o impulsionador gigante após um lançamento, está atualmente a ser construída no local, ficamos à espera em emoção para a próxima maravilha da engenharia que aconteça na SpaceX.

Crédito de imagem em destaque: foto de composição de high-tech SpaceX space suit e Starship fully stacked.

Mais artigos sobre equipamentos para a construção civil usados aqui.

Compartilhar nas redes sociais:
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Campos inválidos