Dicas de inspeção de equipamentos: pás carregadoras de rodas

0

O que procurar ao inspecionar uma pá carregadora de rodas usada para venda.

Se precisar de comprar uma pá carregadora de rodas para a sua frota de equipamentos pesados ou se precisar substituir uma pá carregadora de rodas antiga, encontrará uma enorme seleção de todos os principais fabricantes para venda no Mascus.pt  Mas antes de sair para inspecionar uma pá carregadora de rodas que lhe interessa, leia as nossas cinco dicas de inspeção de equipamentos para compradores de pás carregadoras de rodas:

1. Balde da pá carregadora de rodas, dentes do balde, aresta de corte do balde e braços de elevação

Começando na frente do balde, verifique se há dentes vazios ou soltos na balde. Continue a partir dos dentes da balde e olhe para a borda dianteira do balde e para os painéis laterais, observando quaisquer rachaduras, desgaste excessivo ou reparações, como soldas. Se a balde estiver preso aos braços de levantamento da pá carregadora de rodas por meio de um sistema de acoplamento de conexão rápida, verifique se há pinos soltos ou buchas gastas no sistema de acoplamento. Do sistema de acoplamento, vá para os braços de elevação e verifique se há rachaduras, mossas ​​ou outras evidências de danos estruturais. Não se esqueça de verificar também o estado dos cilindros do braço de elevação.

2. Sistema hidráulico e motor

Tome o seu tempo na inspeção do sistema hidráulico. É o componente mais importante da sua pá carregadora de rodas. Certifique-se de verificar todas as mangueiras e cilindros quanto a danos. Assegure-se de que todos os acoplamentos de mangueira estão em boas condições e livres de ruturas ou arranhões. Verifique todos os cilindros quanto a fugas, mossas ​​ou arranhões que possam permitir a entrada de fluido ou contaminação. Depois do sistema hidráulico, verifique se há fugas óbvias ou correias soltas no motor. Verifique o filtro de ar e anote a data do último serviço, que deve ser gravada no próprio filtro. A maioria dos filtros de ar da pá carregadora de rodas deve ser substituída a cada 1.000 horas.

3. Cabine e operação geral

Ao entrar na cabine, verifique se há alguma garra solta ou uma escada não segura. Avalie a condição geral do assento, joysticks e pedais e tome nota da leitura do contador de horas. Inicie a máquina e verifique se todos os medidores estão operacionais, incluindo o alarme de reserva. Se você ouvir sons de rangido ao operar o balde ou outros acessórios de pás carregadoras de rodas, isso pode significar que a máquina não foi lubrificada e os componentes de metal estão-se a raspar.

4. Ponto de articulação central

Localizado em baixo da cabine, no ponto médio da pá carregadora de rodas, fica o ponto de articulação central. Procure sinais de desgaste no ponto de articulação. Se a pá carregadora de rodas foi operada em condições duras, irregulares e rochosas, em vez de em terreno plano, o ponto de articulação deverá contar a história. Se houver desgaste excessivo, poderá sentir um movimento ou um notável movimento para cima e para baixo nos pinos superior e inferior durante a operação.

5. Quadro, ROPS / FOPS

Se a pá carregadora de rodas não vier com um toldo fechado, certifique-se de inspecionar os suportes principais da Estrutura de Proteção de Rolagem (Roll Over Protection Structure) quanto a curvas ou outros danos que possam afetar sua capacidade de proteger um operador em caso de capotagem ou outro tipo. de acidente. No caso de um FOPS (Falling Object Protective Structures), verifique se todos os ecrãs laterais estão livres de danos e seguros.

Depois de concluir sua inspeção visual e funcional, peça para ver o registo de serviço da pá carregadora de rodas ou ordens de serviço. A menos que seja muito experiente e saiba o que procurar ao inspecionar uma pá carregadora de rodas, peça a um mecânico qualificado ou a um operador experiente que realize a inspeção.

Se estiver interessado em comprar pás carregadoras de rodas, visite o portal Mascus.pt

Compartilhar nas redes sociais:
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Campos inválidos